Oliveira mais antiga de Portugal fica na Herdade do Peso

oliveira datada mais antiga de Portugal conta 3712 anos e fica na Herdade do Peso, propriedade da Sogrape na Vidigueira, Alentejo. Na mesma planície encontra-se, ainda, um conjunto de oliveiras cuja soma de idades ultrapassa os 7000 anos de idade. Um testemunho vivo do património agrícola e natural da região que a Herdade do Peso e a Sogrape orgulhosamente preservam, tendo candidatado a oliveira mais antiga a árvore europeia do ano 2024 no seguimento do Dia Mundial da Oliveira, comemorado anualmente a 26 de novembro.

Este tesouro milenar é parte integrante de um conjunto de cerca de 80 oliveiras que formam um património vivo único e representam uma herança da natureza que se estende por milénios. Documentos que remontam a 1791 dão conta da existência de 57 oliveiras na Herdade do Peso e do seu valor enquanto ativo natural, ao integrarem uma escritura de compra e venda pelo Desembargador Estêvão José Palha. Acredita-se, inclusive, que estas sejam precisamente as que integram o conjunto milenar.

Para além das oliveiras, a Herdade do Peso abriga uma variedade de espécies autóctones, como o alho-púrpura, a cleónia, a aroeira, as campainhas-amarelas, a roselha-grande e a azinheira. Este ecossistema diversificado, composto por cerca de 160 hectares de vinha, olival e outras espécies autóctones, reflete uma harmonia entre a natureza e toda a envolvente.

Para Mafalda Guedes, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape e responsável pelo Programa Global de Sustentabilidade, Seed the Future, “É com grande responsabilidade e orgulho que procuramos preservar a biodiversidade e respeitar os locais onde estamos presentes. Desde sempre nos focámos em conduzir o nosso negócio de forma responsável, por isso a nossa missão é cuidar desta paisagem única, promovendo a preservação de um espólio que é natural e demonstrando um compromisso duradouro para com a natureza e a sustentabilidade.”

A certificação das oliveiras milenares da Herdade do Peso foi conduzida pela empresa nacional "Oliveiras Milenares" e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as entidades que dataram as oliveiras mais antigas do país conhecidas até ao momento. O método de investigação e datação, patenteado pela UTAD, foi apoiado por uma equipa multidisciplinar da Sogrape.

Pela sua significância patrimonial, a oliveira milenar mais antiga da Herdade do Peso encontra-se entre as candidatas a árvore europeia do ano no Tree of the Year 2024, uma competição que surgiu em 2011 inspirada num concurso da República Checa sobre a Árvore do Ano. Nesta fase, está entre as 10 finalistas que poderão representar Portugal na edição europeia e as votações decorrem online até ao dia 5 de janeiro, aqui.