Sogrape reforça presença Ibérica com novo projeto em Espanha

A Sogrape acaba de fortalecer a sua posição no mercado espanhol ao adquirir a Viña Mayor, situada na Milla de Oro da Ribera del Duero. A paixão pelo vinho aproximou a família Guedes da família Entrecanales, num processo que culminou na compra da Viña Mayor por parte da Sogrape para desenvolver um projeto premium na região. Dando continuidade ao legado construído pela Entrecanales Domecq e Hijos, a Sogrape, a maior empresa de vinhos portuguesa pretende, através da sua forte rede de distribuição, desenvolver e potenciar a marca Viña Mayor em Espanha e nos mercados internacionais. No âmbito do acordo, a Entrecanales Domecq e Hijos mantém a marca Secreto, que será a sua insígnia de referência em Ribera del Duero.

Em 2012, a Sogrape comprou a Bodegas LAN na famosa região de Rioja, integrando também a prestigiada marca Santiago Ruiz nas Rías Baixas. Mais tarde, em 2018, reforçou a sua presença com a aquisição da Bodegas Aura em Rueda, uma das denominações de origem mais dinâmicas espanholas. A este portefólio, junta agora a Viña Mayor, numa operação que vem dar resposta à sua estratégia de consolidação do posicionamento ibérico.

Fundada em 1986, e contando com a certificação Wineries for Climate Protection num compromisso ativo com a Sustentabilidade, a Viña Mayor foi uma das primeiras empresas a integrar a Denominação de Origem de Ribera del Duero, uma região que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e que hoje representa já a segunda maior DO para vinhos tintos em Espanha. Num projeto integrado com vinha e adega, desde a terra até à barrica, a Viña Mayor produz vinhos de qualidade que têm vindo a destacar-se internacionalmente junto dos críticos especializados. Para além de Ribera del Duero, a marca estendeu-se também para a vizinha Rueda, onde produz um vinho de Verdejo, a casta rainha da região.

Este negócio marca o ponto de partida para a expansão da Sogrape no lado espanhol do rio Douro, quando em Portugal detém já mais de uma dezena de quintas e vinhas, e onde produz vinhos DOC Douro icónicos pelo seu caráter exclusivo, singularidade e prestígio, como o emblemático Casa Ferreirinha Barca-Velha, e reconhecidos Vinhos do Porto das marcas Sandeman e Porto Ferreira.

Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape, afirma que: "Tendo um foco estratégico claro ao nível da Ibéria, estávamos e continuamos atentos a oportunidades que fossem do interesse e com valor acrescentado para a operação da Sogrape. Sempre acreditámos na importância de ter uma presença forte nos quatro R’s em Espanha: Rioja, Rías Baixas, Rueda e Ribera del Duero. Tendo já uma posição relevante nos três primeiros, era nossa intenção reforçar no quarto pela qualidade dos seus vinhos e pelo valor e potencial que esta região tem para o mercado espanhol e alguns mercados internacionais. Estamos muito entusiasmados por termos colaborado com a família Entrecanales neste negócio que irá seguramente fortalecer a nossa relevância ibérica”.

Já para Gonzalo Entrecanales, Presidente da Entrecanales Domecq e Hijos: “Colaborar com a Sogrape e a família Guedes no último ano deu-nos muita confiança. Acreditamos que esta é a melhor escolha para que a Viña Mayor prospere a longo prazo. Ao mesmo tempo, estamos a entrar numa nova e excitante fase para a EDH, em que continuaremos a concentrar-nos nas nossas marcas de prestígio e a prosseguir em Ribera del Duero graças ao novo projeto da adega boutique Secreto.”

Desde 2021 que a estratégia da Entrecanales Domecq e Hijos assenta na reorganização do seu portefólio, concentrando esforços em projetos boutique com foco na marca Secreto em Ribera del Duero, assim como nos restantes projetos que detém em Cosme Palacio em Rioja, Caserío de Dueñas em Rueda, El Aeronauta em Valdeorras e Anzil em Toro, mantendo assim uma forte presença na categoria de vinhos premium.