Touriga Nacional no Chile distinguida pela crítica internacional

Vinhos Château Los Boldos conquistam 91 pontos de Robert Parker na Wine Advocate

O website de Robert Parker, reconhecido crítico internacional, acaba de atribuir uma pontuação de 91 pontos aos vinhos Château Los Boldos Speciality Series Dry Rosé 2020 e Château Los Boldos Speciality Series Touriga Nacional 2019. Estes resultam da primeira produção de Touriga Nacional pela Sogrape em solo chileno através da Viña Los Boldos, numa clara aposta na diversidade e experimentalismo noutras origens de produção.

“Estamos extremamente satisfeitos com o reconhecimento conquistado por estes dois vinhos. É o primeiro culminar de um processo pioneiro que começou em 2008 para introduzir a Touriga Nacional no Chile e mostrou-nos que temos ainda um enorme potencial por explorar”, explica Meinard Jan Bloem, enólogo da Viña Los Boldos. “Com estes resultados logo no primeiro ano de produção, ficamos com uma grande expetativa e responsabilidade para os próximos anos”, afirma.

Aquela que é a mais reconhecida casta nacional, chegou à viticultura chilena pela mão da Sogrape em 2015, com um pequeno lote de 0,22 hectares, e representa hoje um total de 2,83 hectares de Touriga Nacional na Viña Los Boldos. Após 3 anos de quarentena rigorosa, exigida pela SAG – Servicio Agrícola e Ganadero para introdução de novas castas, em 2015 a Viña Los Boldos plantou o primeiro lote de Touriga Nacional. Uma verdadeira aposta na qualidade, versatilidade e potencial da casta portuguesa, alimentada pelas semelhanças entre o Dão – onde a variedade tem origem, e Requínoa – a região andina do Vale do Cachapoal onde se encontra a vinha da produtora da Sogrape no Chile.